Facebook Instagram Youtube Twitter
Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020
Horário:
Temperatura: 24 º
Untitled Document
Novo Bispo de Rio do Sul é de Orleans, SC
Data: 25/02/2015 às 00h53

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DO MONSENHOR ONÉCIMO ALBERTON

Monsenhor Onécimo se prepara a Ordenação Episcopal

“Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27c). Com este compromisso de vida, o Monsenhor Onécimo Alberton, nomeado em 17 de dezembro de 2014 pelo Papa Francisco como Bispo de Rio do Sul (SC), assume sua nova missão neste domingo, 22 de fevereiro, na Celebração Eucarística com rito de Ordenação Episcopal que será celebrada às 15 horas, no Sisos Hall. Mais de 5 mil pessoas de toda a Diocese de Criciúma e das dioceses de Santa Catarina, bem como de outros estados, são esperadas para a solene celebração. Mais de 200 ministros ordenados, entre bispos, padres e diáconos, participarão da missa, que contará com uma grande caravana da Diocese de Rio do Sul.

 

Como bispo ordenante, Monsenhor Onécimo convidou Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão (SC) e como co-ordenantes, os bispos Dom Jacinto Inacio Flach, da Diocese de Criciúma, e Dom Paulo Antônio De Conto, da Diocese de Montenegro (RS), que durante dez anos esteve à frente de Criciúma. “Dom João e eu trabalhamos juntos na formação, em Florianópolis, durante nove anos. Foi alguém que muito me ajudou e me aconselhou. Neste ano, a Diocese de Tubarão completa 60 anos de caminhada pastoral. Sendo eu, filho da Diocese de Tubarão, onde tive toda a minha formação e o início de meu ministério pastoral, foi a forma que encontrei para unir a diocese mãe, a diocese filha e os três pastores. Um reconhecimento e uma gratidão pela caminhada pastoral e eclesial realizada durante todo esse tempo”, justifica o candidato ao episcopado.

 

Como procede a ordenação episcopal?

O rito da ordenação episcopal inicia com a invocação do Espírito Santo sobre o coração do eleito, para que possa viver com fidelidade a missão que lhe é confiada. Depois disso, ocorre a apresentação, na qual Monsenhor Onécimo será conduzido pelos padres Wilson Buss e Ângelo Galato à frente do bispo ordenante. Em seguida, é apresentada a bula papal, documento selado com o timbre do Papa e que contém a nomeação para o serviço episcopal, e que será lida pelo padre Egídio Schmoeller. Dom João interrogará o Monsenhor sobre seu propósito e logo após será cantada a Ladainha de Todos os Santos, enquanto o eleito permanecerá prostrado no chão. Um dos momentos mais importantes e que propõe silêncio absoluto é quando da imposição das mãos e prece de ordenação do bispo ordenante. Concluída a imposição, o Livro dos Santos Evangelhos será depositado, aberto, sobre a cabeça de Monsenhor Onécimo, que depois será ungida com óleo santo. Para distinguir a nova missão, Monsenhor Onécimo receberá as chamadas “insígnias”, sinais usados por um bispo: o Livro dos Evangelhos, que lembra a missão de ensinar; o anel, sinal de fidelidade; a mitra, sinal de santidade e o báculo, sinal do serviço pastoral.

 

A família de Monsenhor Onécimo Alberton tem origem na comunidade dedicada a Nossa Senhora das Dores, em Brusque do Sul, distante 18 km do centro de Orleans. De onde se avista a serra, em meio ao campo, o futuro Bispo de Rio do Sul nasceu, em 16 de fevereiro de 1965, quarto dos cinco filhos do casal Mozé Alberton e Laura Bagio Alberton, ambos com 79 anos de vida e um testemunho de 60 anos de matrimônio.

 

Informações: Pe. Rafael Uliano - Cúria Diocesana de Tubarão Fone: (48) 3622 1504 e Divulgação na BNC TV programação 2015.

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br