Facebook Instagram Youtube Twitter
Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019
Horário:
Temperatura: 22 º
Untitled Document
Especial: ROCAM do 5º BPM
Data: 14/03/2016 às 19h30

A Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas (Rocam) foi criada em 04 de fevereiro de 2014, com a Portaria 114, do Comando Geral de PMSC. O objetivo era incrementar as ações policiais militares em busca da redução do tempo de pronta resposta a população. O conceito catarinense de emprego da Rocam foi construído a partir das experiências e boas práticas de instituições policiais militares que já executam a atividade, nas quais, oficiais da PMSC realizaram cursos de especialização.

Na região do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) a ROCAM foi instituída logo em seguida, no dia 10 de março de 2015, quando o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, instituiu a ROCAM do 5º BPM.

Após a criação desta modalidade de policiamento, os números de apreensões de armas, drogas, criminosos e a recuperação de veículos furtados, têm superado as expectativas na região do 5º BPM e em todo o Estado, tendo em vista que os policiais militares da ROCAM são devidamente treinados para o uso eficiente e seguro de motocicletas em ações policiais.

 

Eles participam de diversas instruções especificas para o treinamento em motocicletas, destaque para o Curso de Treinamento Específico de Policiamento Tático com Motocicletas, realizado em julho de 2015, em Tubarão, que teve duração de uma semana, e os policiais abordaram assuntos referentes à doutrina de policiamento com motocicletas, pilotagem defensiva, noções de pilotagem de alto risco, pilotagem fora de estrada (Off Road), noções de escolta policial e tiro policial, com aulas teóricas e práticas.

 

Os policiais selecionados para compor a Rocam são submetidos a longas horas de treinamento de táticas e técnicas policiais, pilotagens de alto risco e moto patrulhamento, e agora estão prontos para o cumprimento de suas missões. Atualmente o 5º BPM conta com 05 policiais militares na ROCAM, são eles: soldado Diego Antunes Goulart, soldado Luiz Fernando Cardoso da Silva, soldado Herbert Salvan, soldado Fernando Medeiros Cruz e soldado Paulo Renato Bif da Silva, que garantem diariamente e com rapidez o serviço policial militares nas motocicletas por toda a nossa cidade.

O emprego de policiais militares com motocicletas tem assumido um importante papel na prestação de serviços de segurança pública, e com esse novo formato de policiamento a PM pretende prestar um serviço ainda mais eficiente em prol da sociedade.

 

Informações nesta Reportagem Especial 2016 aqui na BNC TV (Vanessa de O. Werncke Gonçalves - SD PM Auxiliar P-5/5ºBPM ) e divugação na BNC TV.

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br