Facebook Instagram Youtube Twitter
Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Horário:
Temperatura: 25 º
Untitled Document
Métodos preventivos contra a gripe canina
Data: 16/06/2018 às 02h54

Nesta sexta-feira (15), a equipe BNC TV esteve presente em um evento, na Quatro Patas Pet Shop, em prol dos métodos preventivos contra a gripe canina... Informações e vacinações. Entrevistamos duas veterinárias, a matéria completa vai ao ar na próxima semana... Enquanto isso, entenda um pouco mais a respeito do assunto.

Com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura, os animais de estimação ficam mais susceptíveis as doenças respiratórias. Entre estas, uma se destaca, a traqueobronquite infecciosa canina, também chamada de gripe canina e entre os criadores, de “tosse dos canis”.

A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa, causada principalmente pelo Adenovírus Tipo 2, o vírus da Parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Os cães apresentam tosse paroxística, geralmente seca, forte e persistente que pode perdurar por semanas. As crises frequentemente acontecem após algum esforço físico, causando dificuldade para respirar e ânsia de vômito. Têm-se a impressão de que o cão está engasgado. Além disso, falta de apetite, apatia e perda de peso, também são sintomas da doença. A ocorrência de febre é variável.

Antigamente, esta doença era mais comum em canis e abrigos de cães, assim surgiu o nome, tosse dos canis. Hoje o risco de infecção existe em qualquer lugar, não importando raça ou idade. Isto significa que mesmo num simples passeio pela rua, seu cão já pode estar exposto a doença.

Alguns pacientes recuperam-se em até 14 dias, sem sequelas. Alguns, entretanto, irão necessitar de tratamento antibiótico de amplo espectro. A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação anual, sempre sob orientação de um Médico Veterinário. As vacinas usadas na rotina veterinária (polivalente óctupla ou déctupla) já possuem imunógenos contra adenovírus e parainfluenza, ficando de fora somente a Bordetella bronchiseptica. Para este agente, há necessidade de uma vacina adicional, conhecida como vacina contra a gripe canina. Animais idosos e predispostos a doenças, devem ser obrigatoriamente vacinados. Com uma única dose da vacina, seu amigo permanece protegido durante um ano.

Consulte seu Médico Veterinário e não deixe de vacinar seu cão. A prevenção continua sendo o melhor remédio, e o mais barato. E lembre-se, vacinações devem ser realizadas em clínicas veterinárias e sob supervisão de um médico Veterinário.

Laura Oenning ( veterinária representante Zoetis) e Sibele Bressan Pedroso (veterinária 4 patas). Foto e Divulgação BNC TV - Televisão Interativa Tubarão

 

 

 

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br