Facebook Instagram Youtube Twitter
Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019
Horário:
Temperatura: 22 º
Untitled Document
Como funciona o bafômetro?
Data: 05/08/2019 às 00h09

Como funciona o bafômetro?

Há mais de um tipo de bafômetro, mas todos são baseados em reações químicas envolvendo o álcool etílico presente na baforada e um reagente – por isso, o nome técnico desses aparelhos é etilômetro. Os dois mais comuns utilizam dicromato de potássio (que muda de cor na presença do álcool) e célula de combustível (que gera uma corrente elétrica). Este último é o mais usado entre os policiais no Brasil. E põe usado nisso.

De acordo com a Lei Seca, o motorista que for flagrado com qualquer concentração de álcool no sangue, apresentar medição igual ou superior a 0,05 mg de álcool por litro de ar expirado no bafômetro ou sinais visíveis de alteração psicomotora será punido com multa de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, perda da carteira de motorista e retenção do veículo. Se estiver muito bêbado (níveis acima de 0,34 mg/l), ainda corre o risco de ficar em cana por 6 meses a 3 anos – a menos que tenha guardado uma boa grana para a fiança.

Como funciona

  1. Com a ajuda de um catalisador, o álcool expirado reage com o oxigênio presente no aparelho.
  2. A reação libera ácido acético, íons de hidrogênio e elétrons.
  3. Os elétrons passam por um fio condutor, gerando corrente elétrica. Quanto mais álcool, maior a corrente: um chip faz as contas e dá a concentração de álcool no sangue.
  4. Ao fim do processo, sobra só água na forma de vapor.

Na hora de fazer o bafômetro, 0,1 mg de álcool por litro de baforada corresponde a 2 decigramas (dg) da substância por litro de sangue. Para atingir essa concentração, basta uma tulipa de chope ou uma taça de vinho.

Veja quanto tempo, em média, uma dose leva para desaparecer do seu corpo:

Um copo de cerveja (350 ml) – 1 hora

Uma dose de pinga, tequila ou uísque (50 ml) – 1 h e 15 min

Uma dose de vinho (150 ml) – 1 h e 25 min

A imprudência não só pode matar você, como afeta pessoas que nada compatibilizam com suas atitudes. Entenda as Leis de Trânsito e obedeça às autoridades. Valorize a sua vida e de todos! Apoio BNC TV 2019.

Fotos: PRF e Divulgação BNC TV - Parceira no Grupo do whatsapp PRF em SC (Tubarão).

 

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br