Facebook Instagram Youtube Twitter
Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020
Horário:
Temperatura: 24 º
Untitled Document
Morales renuncia à Presidência da Bolívia
Data: 10/11/2019 às 22h12

BNC TV News Mundo - Evo Morales renuncia à Presidência da Bolívia em meio a crise política.
LA PAZ (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ao cargo neste domingo em meio a uma grave crise política deflagrada por acusações de fraude na eleição de outubro que o reconduziria ao poder.

A renúncia, anunciada pela tevê, ocorreu horas depois de o líder convocar novas eleições, pressionado por um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA), divulgado na madrugada de domingo, que indica “irregularidades” nas eleições de outubro. A convocação de nova eleição foi rejeitada pela oposição, que pediu a renúncia de Morales, assim como as Forças Armadas.

“Estou renunciando, enviando minha carta de renúncia à Assembleia Legislativa”, afirmou Morales na mensagem televisionada. Morales, que assumiu o poder em 2006, ganhou as eleições em 20 de outubro, mas a contagem dos votos foi suspensa inexplicavelmente durante quase um dia, o que provocou acusações de fraude e deflagrou protestos da oposição, greves e bloqueios de estradas no país. Morales havia concordado em realizar nova eleição presidencial depois que a auditoria destacou que o pleito deveria ser anulado, com a pressão de grupos de oposição crescendo para a renúncia do líder esquerdista.

OEA, que conduziu uma auditoria acerca das eleições de 20 de outubro, apontou sérias irregularidades na votação vencida por Morales. O relatório da OEA informou que a eleição de outubro deveria ser anulada após a entidade ter encontrado “manipulações claras” do sistema de votação, o que significava que não era possível verificar o resultado, de uma vantagem de pouco mais de 10 pontos de Morales sobre seu rival Carlos Mesa.
O impasse sobre a disputada eleição aumentou no fim de semana, quando as forças policiais foram vistas participando de protestos contra o governo, e os militares disseram que não “confrontariam o povo” sobre a questão. 

Inf: Reuters e ft: Carta Cptl. Divulgação BNC TV Brasil. Evo Morales renunciou neste domingo,10 de novembro 2019, ao cargo de presidente da Bolívia. O anúncio foi feito pela televisão, em rede nacional.

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br