Facebook Instagram Youtube Twitter
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Horário:
Temperatura: 25 º
Untitled Document
Médicos Estrangeiros na Amazônia
Data: 26/09/2013 às 21h21

Médicos irão trabalhar no Amazonas entre brasileiros e estrangeiros. Alguns atuarão em Manaus e outros vão para o interior e aldeias indígenas (programa do Gov. Fed. “Mais Médicos”).

Além dos médicos alocados nas UBSs, o programa Mais Médicos também enviará profissionais para cinco Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Do total de médicos da primeira fase, sete atuarão em comunidades indígenas. Eles receberão reforço de outros 19 profissionais do total que chegará na segunda fase. O Vale do Javari, no Oeste do Amazonas, é uma das áreas contempladas. O Estado contará com o apoio das Forças Armadas para levar os médicos paras as regiões.

 

Médicos se manifestam: Os médicos acreditam que a contratação de médicos estrangeiros não vai solucionar os problemas da saúde. A categoria defende mais investimentos, um melhor plano de carreira para que o profissional trabalhe no interior e concurso público para novas contratações. O próprio Conselho Regional de Medicina (CRM/AC) se manifestou sobre o assunto, e demonstra preocupação com a proposta do governo federal de contratar médicos estrangeiros para trabalhar no país. A principal preocupação é com a qualificação dos profissionais. G1 do Acre

Cubanos no Amazonas

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Wilson Alecrim, na segundo etapa chegarão ao Amazonas 54 médicos cubanos formados na própria ilha. Ele explicou que a primeira etapa privilegia médicos brasileiros, conforme prevê o edital de inscrição do programa. A segunda etapa visa o preenchimento das vagas remanescentes para o interior com estrangeiros. “As vagas que não foram escolhidas por brasileiros serão ocupadas por estrangeiros que têm toda qualidade e capacidade técnica para atender a população”

 

Os médicos que atuarão no Amazonas receberão um curso sobre doenças amazônicas, semelhante ao que existe na Fundação de Medicina Tropical, para que se ambientem a realidade de saúde da região. A capacitação será feita com representantes de todas as instituições que são referência no em doenças tropicais no Amazonas.

 

Cada município será responsável pelos custos com moradia e alimentação dos médicos ao longo dos três anos. Os prefeitos deverão arcar também com o transporte do aeroporto até o município onde o médico desenvolverá as atividades. No caso, de acesso difícil a comunidades, as prefeituras terão que oferecer o transporte da moradia dos profissionais até a unidade de saúde. Florêncio Mesquita / A Crítica Amazônia 

 

Fernando Lee / BNC TV - As forças armadas atuantes: ressaltamos e exaltamos aqui também o papel fundamental e valioso da Marinha e o Exército brasileiro que sempre contribuíram também na questão Saúde na Amazônia. Profissionais Oficiais Militares, não medem esforços para atuar na extensa Amazônia. 

 

Foto abaixo: Ongs e Grupos Super Organizados de Médicos Voluntários, também exercem seu humanismo e driblam todas as dificuldades e diferenças, para orgulhosamente honrar a profissão e servir não só ao país; mas salvar vidas e vidas...    

 

Agora o Governo atual facilitou a vinda de médicos estrangeiros para atenderem aos municípios longínquos. Os nossos médicos brasileiros, até os mais jovens não querem atender a população destes cantos esquecidos. Alegam falta de tudo... E ainda reclamam por outros médicos virem atender. Digo que Respeitamos os doutores que não querem servir aos cidadãos esquecidos, devem ter suas razões, mas que não critiquem os médicos e até muitos voluntários que lá estão indo ajudar nossos irmãos... Um próprio médico voluntário servindo nas fronteiras declarou na TV: “temos acima de tudo que olharmos com mais humanismo estas questões”. 

BNC TV: Um Jornalista não é a voz do povo, ele apenas mostra os fatos e informa. Mas eu aqui expresso minha opinião; sejam Bem-vindos os médicos estrangeiros ao Brasil. Fernando Lee, Setembro de 2013.

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br