Facebook Instagram Youtube Twitter
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Horário:
Temperatura: 25 º
Untitled Document
Escola de Tubarão é destaque Nacional
Data: 12/12/2013 às 05h11

Escola de Tubarão é destaque Nacional - Reportagem de Gislaine Fernandes

A Escola Fábio Silva, de Tubarão, foi uma das quatro escolas contempladas no Brasil, com uma viagem, para ir à cidade de Uberaba, Minas Gerais, onde está acontecendo o IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid (Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência), que iniciou dia 03 de dezembro, e segue até hoje, dia 06; na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em MG. Esse duplo evento, tem como objetivo, promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor.

 

A escola Fábio Silva, que atualmente conta com 195 alunos; iniciou sua participação no PIBID, em julho de 2012, onde os professores pensaram num projeto, que pudesse melhorar as relações dos alunos com a escola, aumentando o interesse dos mesmos pelos estudos e lhes proporcionando então, uma perspectiva de futuro com sucesso. Então, foi pensado e elaborado o projeto: "Minha Vida e a Escola". A professora explica como surgiu a necessidade de fazer a horta: "Percebemos que os alunos necessitavam desenvolver o trabalho coletivo, espírito de equipe, além do mais tínhamos um espaço maravilhoso bem na entrada da escola coberta pelo mato. E ao mesmo tempo, estimularíamos o seu interesse pelo meio ambiente, em que eles, seriam os responsáveis pela mudança positiva do espaço físico da escola. E assim, o tema foi proposto em Assembleia, com a presença de todos os alunos. Sendo que, os mesmos assumiram de forma admirável todo o desenvolvimento do processo com a participação imprescindível das bolsistas PIBID". Enfatiza.

 

De acordo com a professora, Rosa de Lima Lúcio, a equipe contou desde o início, com o apoio dos agrônomos: Eduardo e Emanuel, da Prefeitura de Tubarão e da Bióloga Alana Meneghel do Meio Ambiente da Prefeitura de Tubarão, e principalmente dos alunos, no plantio, cultivo, limpeza e cuidados cotidianos são mantidos pelos alunos. Alguns chegam a trazer mudas de hortaliças para serem plantadas. “Conseguimos desenvolver uma consciência ambiental, pois toda a parte de limpeza e manutenção da horta é realizada pelos alunos, onde cada turma tem o seu canteiro para cuidar. As garrafas pets são usadas como retentores do solo para que com as chuvas fortes a terra não deslize”, conta a professora.

 

Serão desenvolvidas nas conferências: mesas redondas, oficinas e atividades culturais. Esses trabalhos contemplarão os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino, avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; educação e culturas populares; linguagens, tecnologias e atitudes; e a medicalização como recurso para solucionar a indisciplina na escola.

 

PIBID é uma sigla que significa Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência. É mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ligado ao MEC. Com o PIBID, que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica; os acadêmicos das áreas de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior do Brasil que tem seus projetos aprovados pelas CAPES. 

 

Reportagem de Gislaine Fernandes / E-mail: gisfernandes2010@hotmail.com 

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br