Facebook Instagram Youtube Twitter
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019
Horário:
Temperatura: 26 º
Untitled Document
Era apenas uma árvore?
Data: 23/10/2018 às 05h43

Hoje não se trata de uma Notícia, mas sim de uma crônica. Quem relata e assina sou eu, Fernando Lee. Jornalista, fotógrafo, escritor, colunista e radical também no quesito ecologia. Pecador? Sim, como todos na terra. Apenas quero refletir um fato acontecido na semana passada, exato dia 17 de agosto, entre 8h e 9h da manhã. No centro de Tubarão, na Catedral Diocesana, cortaram uma árvore benéfica a saúde humana. Bom, existem fatos mais relevantes na cidade? Sim. Foi só esta árvore cortada na cidade? Não. Algum problema com religião? Não. Então qual o motivo desta crônica? Não adianta falarmos em microfones defendendo causas ecológicas, pensando somente em grandes devastações. Venho aqui tentar nesta minha humilde crônica, dar uma oportunidade para todos refletirem e entender que uma árvore cortada, são anos, décadas ou até centenas, de uma espécie tentando evoluir, crescer e só beneficiar a nós humanos.

Local mostrando onde a árvore foi cortada (centro de Tubarão, na Catedral Diocesana). Foto: Fernando Lee - Recebemos ligações dos moradores.

Eu liguei para a secretaria da Catedral e as atendentes disseram que o responsável para dar informações seria o Padre Rafael Uliano, mas naquela sexta-feira, ele estava em Joinville. Sugeriram também que ligássemos para a Cúria da mesma. Ligamos e obtivemos a mesma resposta. Perguntamos se outro (a) poderia nos atender e as mesmas disseram que somente ele seria o responsável. Mas as secretárias afirmaram que foi tudo legalizado e autorizado pela Fatma - Fundação do Meio Ambiente. Claro que acreditamos que o padre Rafael nada faria sem as devidas necessidades e legalidades, meu objetivo era realmente apenas saber se a árvore estava condenada ou com algum problema. Juntei minha lamentação ao corte daquela árvore, com muitos moradores ali perto e os quais me ligaram informando do fato, pois se tratava de uma árvore chamada de Nozes Pecan. Uma árvore não tão comum aqui na região e olhem os benefícios deste ser vivo e que tanto auxilia na vida das pessoas:

Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, desses frutos de casca dura, quando vemos uma de grande porte que era o caso daquela árvore que foi cortada, devemos tentar ao máximo preservar.

Foto acima: Pesquisa Google Internet).

Eu conversei com vários moradores que moram ali perto e ouvi só lamentações. Não é somente a sombra que elas nos trazem, mas sim ajudam com a nossa saúde e independente de quem seja, fica aqui a nossa dica; preserve ao máximo qualquer árvore e jamais corte ela sem autorização Legal. Se a Catedral agiu certo, o padre Rafael Uliano foi o responsável como disseram, pegaram licenças ambientais corretamente como também falaram ao telefone, tiveram seus motivos, naquele dia não obtive respostas e não venho agora sensacionalizar. Apenas peço aqui humildemente a todos que evitem o corte de árvores. O planeta está cada vez mais em decadências na degradação ambiental e toda árvore tem sua importância. Termino aqui solidário aos moradores e a mim mesmo que também preciso viver e quero um futuro melhor a todos. Seja um Fotógrafo, padre, doutor, cabeleireira, jornalista, policial... ninguém deve ignorar as questões ambientais. Assino esta crônica e afirmo que este canal de comunicação BNC TV, além da minha pessoa, somos a favor da ECOLOGIA e buscamos harmonizar nossas vivências, pois sem vegetação... adeussss vida na terra. Façam a sua parte e conte sempre comigo e este veículo BNC TV.

Este fato, ocorreu em 17 de agosto de 2017.

Espaço Publicitário
O Passageiro 9º temporada
Confira aqui os vídeos e fotos.
BNCTV - Todos os direitos reservados.
A sua televisão para todos os momentos.
www.bnctv.com.br