Entidade de Laguna, resgata vidas
Data: 20/01/2014 Autor: Repórter

Entidade Terapêutica Mão Amiga de LG, resgata vidas
Em meio a tantos homicídios, violência que vem ocorrendo dia após dia, em nossa sociedade, muitas vezes motivados pelas drogas, precisamos conscientizar os jovens a ficarem bem longe desses perigos. E também orientá-los de forma correta. Temos um Centro de atendimento e recuperação de dependentes químicos, bem próximo de nós.
Andre e os fundadores Odilon e Mª Helena
A Entidade Terapêutica Mão Amiga, é uma Instituição Filantrópica, localizada no bairro Barbacena, em Laguna; que faz um trabalho de ressocialização de dependentes químicos de Laguna e região. Fundada em 25 de abril de 2010, pelo casal, Odilon Martinho e Maria Helena Martinho, essa associação existe há mais de três anos e já ajudou resgatar mais de 500 jovens das drogas. O quadro de voluntários que prestam atendimento é composto por um presidente, um coordenador, uma psicóloga, um psiquiatra, um tesoureiro, uma advogada. Além dos membros das Assembleias de Deus, da Amurel, onde podemos destacar Andre Luiz, que é ex-usuário de crack, e trabalha há dois anos, como monitor, ajudando resgatar jovens das drogas.
cantaram no portal turístico de LG no Natal
Andre e a esposa Rosangela, são uns desses exemplos que deram certo. Ficaram conhecendo o Projeto Mão Amiga, através do pastor Odilon, conhecido como gaúcho muito respeitado na cidade de Anita, por ser uma pessoa humilde. “Ele sempre nos atendeu bem em sua loja de moveis usados, de forma humilde, resgatava os jovens e levava para os Desafios Jovens, da região que acontecem nas igrejas da Assembleia, aí começamos o tratamento eu e minha esposa, há quatro anos, nos curamos e hoje somos voluntários”. Esclarece.
“Nosso trabalho e abraçar, ajudar, e acolher nossos irmãos. Atendemos atualmente, 30 pacientes, viciados em álcool e drogas, que estão passando por tratamento realizado em três fases: No primeiro mês, é a fase de desintoxicação, no segundo, já temos as primeiras chances de mostrar o poder destrutivo e as consequências das drogas, já no terceiro mês, ocorre adaptação com a abstinência. Oferecemos aos alunos: Alimento, moradia, lazer, esportes, atividades culturais, instrução da palavra de Deus, e trabalho". Explica.
Vamos iniciar um curso técnico de manutenção de computador, e estou fazendo um curso de coordenador, me capacitando, para melhor atender esses jovens. Que são verdadeiros vencedores, sendo que, no quarto mês, após concluírem o tratamento, recebem certificado e começam a ter uma autoestima elevada, podendo então, ser reinseridos em sociedade; o que também leva um tempo”. Explica o voluntário, André Luiz.
Eles contam com o apoio de alguns empresários, donos de mercado, que os apoiam nessa causa. Além dos membros da Assembleia de Deus, da Amurel. Que, de acordo com Andre, se empenham muito.
“Somos parceiros da comunidade, fomos convidados para cantar no Portal Turístico de Laguna no natal. Sempre lembrando que seguimos o caminho do evangelho de Jesus Cristo”. Finaliza.
reportagem de Gislaine Fernandes / BNC TV
E-mail: gisfernandes2010@hotmail.com / seu Blog: www.gisfernandes.wordpress.com