Logo BNCTV
Notícia

PROJETO PRANCHA ECOLÓGICA DE GAROPABA

Data: 19/02/2014 Autor: Gislaine Fernandes

Maximiano e Antunes
PROJETO PRANCHA ECOLÓGICA DE GAROPABA

Projeto Prancha Ecológica

O gaúcho, Jairo Lumertz, desde os 13 anos é um apaixonado por pranchas, e em 2007, desenvolveu no Hawaii, a primeira prancha ecológica feita com garrafa pet. Iniciando a partir daí, um importantíssimo projeto com pranchas ecológicas, unindo assim, duas paixões: surf e natureza. Os materiais utilizados são: garrafas pet, cola de poliuretano, folhas EVA e gelo seco.

 

Em 2011, na vinda para o Brasil, ele conheceu Carolina Albuquerque Scorsin, natural de Curitiba, que também é apaixonada por surf e idealizadora desse projeto aqui no Brasil. O mesmo apresentou o projeto para Carolina, que há seis anos, mora em Garopaba, onde juntos desenvolveram esse trabalho de conscientização ambiental, que segundo Carol, tem como principal objetivo: ensinar as crianças a confeccionar pranchas feitas com material reciclado, incentivando assim; o Esporte e a Preservação da Natureza. “Conheci o Jairo em 2011, onde me encantei com o projeto apresentado por ele, com a pessoa dele, enfim. Desde então, abraçamos juntos essa causa, na qual estamos até hoje”. Ressalta.  

 

Em junho do ano passado, o casal Jairo e Carolina começou a ministrar palestras em diversas escolas, dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, época em que o trabalho deles passou a ser conhecido aqui no Brasil. “Assim; os alunos aprendem teatro, desenvolver pranchas em sala de aula, separando os resíduos de forma consciente e fazendo um trabalho de reciclagem, contribuindo para um planeta mais saudável”. Ressalta.

 

O casal pretende filmar toda a viagem para um futuro documentário, e veem nisso, uma missão mais do que cumprida. “Além de conscientizar inúmeras crianças, conseguimos inserir o esporte àqueles que nunca tiveram a oportunidade de adquirir uma prancha, arrancamos sorrisos, construindo esperanças de um mundo melhor”. Finaliza.

 

A equipe realiza campeonatos, oficinas e mutirões de limpeza de forma voluntária, conscientizando principalmente as crianças, com o lema “Todos por um Mundo Melhor”. Também fazem coleta de garrafas de refrigerante, sendo que, até o momento, foram mais de sete mil garrafas retiradas das ruas. “Dessa forma, seu lixo em vez de estar indo para algum aterro sanitário, poluindo o meio ambiente, irá para as mãos das pessoas certas. Estamos em busca de apoiadores que queiram contribuir para um mundo mais limpo, com menos lixo”. Enaltece. 

Reportagem de Gislaine Fernandes / BNC TV / gisfernandes2010@hotmail.com

Compartilhar esta notícia: