Logo BNCTV
Notícia

Tubarão Comemora 144 anos de Emancipação Política

Data: 29/05/2014 Autor: Gislaine Fernandes

Maximiano e Antunes
Tubarão Comemora 144 anos de Emancipação Política

Tubarão Comemora 144 anos de Emancipação Política

Em comemoração aos 144 anos de emancipação política da Cidade Azul, a Prefeitura de Tubarão organizou uma programação contendo diversos eventos culturais e esportivos, que se iniciou no sábado, encerrando hoje terça, sendo que alguns seguirão durante essa semana. No sábado, às 10h, ocorreu a reinauguração da pista de skate, no Centro, ao lado do Museu Willy Zumblick, logo após, o encontro entre os integrantes da Cavalgada Tropeira, pelo Picadão da Serra e o grupo que veio pelo Rio Tubarão saindo de Laguna, até o Clube Náutico de Tubarão; onde o encontro foi realizado pelo segundo ano consecutivo. E teve o principal objetivo em relembrar as trocas dos produtos que eram trazidos pelos tropeiros e barqueiros no século XVIII, da Serra; onde eram trazidas pinhas e maçãs, e peixes de Laguna. A atividade realizada às margens do Rio Tubarão reuniu vários moradores que prestigiaram a encenação, sendo que, os mais experientes reviveram parte da história e os mais novos vivenciaram; admirando de perto, o ato da troca simbólica dos produtos da época, entre os prefeitos de cada cidade.

 

No evento foram realizadas diversas apresentações musicais, teatrais, pinturas artísticas na pista de skate e diversas modalidades esportivas. Ainda no sábado, se deu o 1º Festival de Natação Pequenos Tubarões, um evento voltado para crianças de 5 a 12 anos. Já no domingo, teve o evento esportivo: “Domingo à Tarde na Beira-Rio” reunindo uma série de atividades esportivas na rua Marechal Deodoro entre a ponte Nereu Ramos e a antiga rodoviária, onde a rua foi fechada, oferecendo o espaço para que a população aproveitasse a beira-rio para patinar, andar de skate, andar de bicicleta, tomar chimarrão, praticar slackline, mini-tênis, hóquei de grama, além de brinquedos como cama elástica. A atividade iniciou às 14h seguindo até às 17h. Esta ação teve apoio da Prefeitura de Laguna e também dos clubes 29 de Junho e do Clube Náutico de Tubarão.

 

Entrega dos títulos de honra ao mérito e de Cidadão Tubaronense

Ontem ocorreu o Fórum Parlamentar, às 14h30, no Salão Nobre da Unisul, para tratar da conclusão das obras da Oficina Henrique Lage da Ferrovia Tereza Cristina. Onde na noite de ontem, a partir das 19h, a Câmara de Vereadores realizou no Centro Integrado de Artes, a Bolha, a entrega dos títulos de honra ao mérito e de cidadão tubaronense a 17 pessoas: Os títulos de honra ao mérito foram para: Dilney Vechi, Fernanda Schmitz Goulart Delgado, Ismael dos Santos, Jaime da Mota Corrêa Júnior, José Paulo Garcia, Luissaulo Cunha, Maurício da Silva, Nelson Juliano Schaefer Martins, Stélio Boadaid, Claudionor Souza dos Santos, Enedir Moraes, João Rodrigues, Jorge Catarino Leonardelli Boeira, Octavio Magri, Rudnei dos Santos Priebe, Ulisses Gabriel e Vânio dos Santos.

 

Atividades abertas três Exposições Culturais - hoje terça-feira, 27 de Maio; data em que encerraram as apresentações artísticas, foram abertas três exposições no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick: mostra Zumblick Iluminado, Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão e exposição de fotos antigas de Amadio Vettoretti, que foram cedidas pela família, fotos antigas que mostram diversos momentos e temas como sociedade, cidade, política, a história de Tubarão. “A exposição Zumblick Iluminado são os painéis de LED que reproduzem obras do artista que estão percorrendo o estado desde setembro e fazem parte das comemorações do centenário do tubaronense; além da apresentação do Coral Infantil da Igreja Adventista de Tubarão, que aconteceu às 19h desta terça feira, 27 de maio, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, onde encerraram as comemorações, relata a coordenadora de Ações Culturais Lilian Guedes.

 

Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão reúne 16 poesias feitas por alunos da rede municipal de ensino e que tratam de Tubarão. Onde um dos poemas citados em homenagem aos 144 anos de Tubarão, foi esse feito por Vitoria Carara (13 anos, Oitavo ano, EEB João Hilário de Mello)

O meu lugar

Num lugar pequeno
Entre a serra e o mar
É onde minha família vive
Há muitos anos a batalhar

Há mais de um século
Começou uma linda história
Um vilarejo a beira do rio
Cresceu em beleza e glória

E nasceu uma cidade
Seu nome, Tubarão 
Em homenagem ao Cacique
E não àquele peixe grandão

O povo arduamente trabalhava
E a bela cidade crescia
Desenhada pelos contornos do rio
E da Ferrovia Teresa Cristina

De natureza privilegiada
Suas cachoeiras são um deleite
Desenhada por nosso Deus 
A Pedra do Equilíbrio é um enfeite

Tanta formosura e beleza
Tem que servir de inspiração
Que o diga Willy Zumblick 
Grande artista de Tubarão

Mas nem tudo é maravilha
É uma pena, mas preciso dizer
Há muito o que melhorar
E na saúde o que fazer

Localizado no centro da cidade
Atendendo a nossa região
A Emergência pede socorro
No Hospital Nossa Senhora da Conceição

A população humilde perece
Por não ter como pagar
Por uma consulta médica
E nas filas sofrem a esperar

Nas periferias do município
O tráfico faz suas vítimas
Jovens caem nas drogas
Destruindo suas famílias

Em meu humilde saber
Alimento uma esperança
Deus há de levantar um homem
Um político de confiança

Que olhará para este povo
O povo da Cidade Azul
E que ainda fará de Tubarão 
Cidade modelo e orgulho do Sul

Agradecimentos a Jornalista Gislaine Fernandes / Fotos: Arquivo da PMT

Compartilhar esta notícia: