Logo BNCTV
Notícia

Dia do Contador e Dia do Contabilista

Data: 22/09/2014 Autor: Fernando Lee

Maximiano e Antunes
Dia do Contador e Dia do Contabilista

22 de Setembro - Dia do Contador

 

Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis.

 

A criação da data homenageou a criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.

 

Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

 

"O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País", declarou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

 

OBS.: O termo contador refere-se, apenas, ao profissional com Bacharelado em Contabilidade.

OBS.: O termo contabilista é usado para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade.

 

Dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contabilista, profissional que atua na área financeira das empresas, chamado anteriormente de contador. Assim como o nome, o perfil do contabilista mudou no decorrer do tempo. Antes preocupado com o balanço financeiro das organizações, totalmente alienado em seu departamento, hoje o mercado de trabalho requer do profissional capacidade de diálogo com outras áreas, além de conhecimento ou domínio de línguas estrangeiras - especialmente o inglês e o espanhol.



“O contabilista não trabalha sozinho. É um trabalho de extrema atenção e minúcia em relação aos números da empresa que, todavia, não exime o profissional das parcerias e do relacionamento com outras áreas”, diz Alexandre Attauah, gerente responsável pela divisão de Finanças e Contabilidade da Robert Half, empresa de recrutamento especializado.


Homenagens: Livraria Catarinense, JKS Contabilidade e BNC TV.

Compartilhar esta notícia: