Você sabe como prevenir a Dengue e a Febre Chycungunia?
Data: 11/01/2015 Autor: Fernando Lee / BNC TV

A estação mais quente do ano acaba se tornando também a mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, alguns cuidados são essenciais. O Programa de Combate às Endemias tem algumas dicas para evitar o problema, e esses cuidados devem fazer parte da rotina em qualquer estação do ano.
Todo recipiente que mantenha a água parada pode ser perigoso: “Não basta apenas guardar esses recipientes onde não chove. É necessário secar antes de guardar, pois aquela sujeira que fica nos cantos também deve ser retirada”, afirma o coordenador do programa, Hélio de Oliveira Júnior.
Quem tem piscina em casa deve ficar bem atento, o ideal é manter a água tratada, e qualquer dúvida entrar em contato com o setor de combate às endemias pelos telefones: 8477-7950 ou 3621-9600, ou ainda pessoalmente, na sede do programa, localizado na Rua Rui Barbosa, n° 206 ou na Central do Cidadão (que em janeiro funciona das 13h às 18h para atendimento externo).
Depois de coletadas, as amostras são analisadas para confirmar o tipo de larva
Créditos: Daniela Goulart/Decom/PMT
Em 2014 foram encontrados 10 focos do mosquito Aedes aegypt em armadilhas vistoriadas frequentemente. O último foi detectado em maio. Depois disso, em sete meses não houve nenhum registro de foco.
“Alertamos à população sobre a importância de manterem suas casas sempre bem cuidadas e para que não deixem água parada para o mosquito se proliferar”, ressalta o coordenador do programa Hélio de Oliveira Júnior.
Febre Chycungunia - Outro fator importante neste ano é a chegada da Febre Chycungunia ao Brasil, por isso, alguns cuidados merecem maior atenção. Essa febre é uma doença causada por um Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypt e Aedes Albopictus os principais vetores. Em Santa Catarina o mosquito Aedes aegypt foi detectado em 76 municípios e o Aedes albopictus em 184. Para evitar a Febre Chycungunia, basta seguir as mesmas recomendações em relação à dengue, portanto, nada de deixar água parada.
Informações: Daniela Goulart/Decom/PMT
A BNC TV complementa com informativos auxiliando as pessoas em geral.