Defesa Civil monitora condição do tempo
Data: 13/03/2015 Autor: Fernando Lee / BNC TV

A formação de um ciclone subtropical trouxe fortes chuvas para a região sul do estado. O grande volume de água acarretou em algumas ruas alagadas no município. Cidades como Criciúma, Içara, Lauro Muller, Siderópolis, Capivari de Baixo e Tubarão contabilizaram alagamentos, deslizamentos e queda de árvores.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Laguna, Jackson Barbosa Siqueira, foram registrados nesta terça-feira, dia 10, pontos de alagamentos em ruas do centro histórico, bairros Magalhães e Portinho. Alguns pequenos deslizamentos também aconteceram no Morro do Peralta, Morro da Glória e próximo a maçonaria na rua Voluntário Benevides. Todos sem maiores problemas.
"Estamos monitorando todos os pontos com maior vulnerabilidade, e continuamos em estado de alerta. Tivemos picos de chuva em um curto espaço de tempo, por isso alguns pontos de alagamentos", destaca Siqueira.
Os pluviômetros, aparelhos meteorológicos usados para recolher e medir em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo, registraram ontem em dez horas,118 mm na comunidade de Ribeirão Pequeno; 83 mm no Mar Grosso e região do Farol; 82 mm no bairro Progresso e 80 mm no Bananal.
Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, o ciclone subtropical deve se afastar da costa no final do dia, mesmo assim as chuvas devem continuar durante esta quarta-feira. Outro alerta é para os fortes ventos no litoral sul. Não se aconselha a navegação em alto-mar até quinta-feira.
Equipes da Secretaria de Obras realizam a limpeza de bocas de lobo e em seguida atuarão nos pontos críticos já mapeados pela pasta. "Vamos montar frentes emergenciais para recuperar os locais prejudicados", salienta o secretário de obras Renato de Oliveira.
A Defesa Civil atende pelo fone 8844-8088 e a Secretaria de Obras pelo 3644-2437.
Previsão do tempo: (Fonte: Epagri/Ciram).
Sexta-feira (13/03): Pancadas de chuva de forma isolada no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Tempo mais seco nas demais regiões. Temperatura alta. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Previsão para a navegação - Laguna a Paranaguá
Risco para o mar da Grande Florianópolis ao Litoral Sul nesta quarta-feira (11). Os ventos ficam mais intensos e persistentes, soprando do quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval). Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa até quinta-feira (12), com risco de ressaca especialmente nesta quarta (11) e quinta-feira (12), desfavorável a navegação e atividades de pesca. A ressaca e a maré alta também causam alagamentos na costa.
VENDAVAL: ventos intensos com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h, podendo provocar destelhamentos e queda de galhos de árvores. Recomenda-se atenção especial para atividades ao ar livre, e em caso de rajadas intensas de vento ficar em local abrigado.
Na sexta feria e no sábado sol entre nuvens na área de pesca. Vento de S/SE, passando a NE no sábado, fracos com rajadas de 30 km/h. Onda de SE com picos de 1.5 a 2.0 m, mais altos na sexta-feira.
Veja as recomendações da Defesa Civil SC
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Tempestades com vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Perigo a navegação e a atividade de pesca.
Saiba mais:
A equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden, auxiliada pelo Comando Militar do Sul, realizou a instalação de pluviômetros, juntamente, com a equipe de Defesa Civil de Laguna. Cinco equipamentos foram colocados em pontos estratégicos no município, em diferentes localidades.
Os pluviômetros são aparelhos meteorológicos usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. O objetivo é a prevenção de catástrofes que podem trazer prejuízos materiais e humanos e consequências mais graves.
Com os equipamentos em Laguna será criada uma rede de informações sobre a quantidade de chuvas na região. Através do site do Cemaden, qualquer cidadão terá acesso os dados captados no município.
Os pluviômetros instalados em Laguna:
- EEB Gregório Manoel de Bem, Estrada Geral Ribeirão Pequeno, s/n, Ribeirão Pequeno, Município;
- Escola Municipal Chiquinha Gomes de Carvalho, Estrada Geral do Bananal, s/n, Bananal;
- EEB Comandante Moreira, Estrada Geral Campos Verdes, s/n, Campos Verdes;
- ESF Mar Grosso, Rua Jornalista Antônio Bessa, s/n, Mar Grosso;
- UBS Progresso, Marechal Cândido Rondom, s/n, Progresso;
Fotos André Luiz/Secom - Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna
web: laguna.sc.gov.br - Divulgaçãoo na BNC TV em Tubarão, SC.