Logo BNCTV
Notícia

Dia Internacional do Trabalhador

Data: 01/05/2015 Autor: Fernando Lee / BNC TV

Maximiano e Antunes
Dia Internacional do Trabalhador

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

 

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

 

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

 

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

– Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

 

– Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Dias Atuais ano 2015.

 

Editorial BNC TV - Apesar de tantos anos já passados, fatos acontecidos e o povo lutando pelos seus direitos e melhorias, ainda a muito que fazer. Governos e políticos seria perda de tempo escrever sua enorme parcela de culpas, além de nada fazerem e só enrolarem nestas datas, aparece dando discursos inóspitos. Claro, houve melhorias se comparado. Facilitações, modernidade e acesso a formação para o mercado de trabalho vieram obviamente, mas é necessária mais de tempo para muitos se adaptarem ao mundo atual, afinal esta invenção de que todos tem acesso a tudo é mentira. Quantas cidades que nem energia elétrica possui. Internet, transportes, professores, indústrias e muito menos oportunidades de empregos. São justo e fundamental todos se adaptar ao mundo moderno e assim será sempre, para as transformações do planeta e do próprio indivíduo e a evolução de nossa existência. Em contra partida, as exigências também estão de tal forma, que muitos ainda não conseguem superar e assim nos dando a impressão de que não é a falta de mão de obra ou vontade das pessoas e sim um “complô” para que “os melhores” que na verdade são os escolhidos pela lei do aqui sim, mas quero aquilo, ainda predomina. Que bom se teus pais estão pagando pra você, moradia, custos e sua faculdade e melhor ainda se tudo isto vem do teu trabalho próprio. Nestes dois casos são méritos. Mas não julguem ou critiquem quem não tinha nem uma cama para se acomodar ainda criança. As vidas destas pessoas e a formação para o mercado de trabalho é mais custosa. O governo não vai lá ajudar, seja prefeituras e políticos locais. Feliz de quem tem acesso e juízo para seguir com seus sonhos e realizar-se profissionalmente para seguir o curso de vida. Os do “passado” devem ser vistos como cidadãos experientes, serem ainda lapidados e não descartados. Hoje é dia 1º de maio, ano 2015. Comemoramos muitas vitórias aos trabalhadores, mas o caminho ainda é longo e não podemos desistir. Assina este editorial pela BNC TV – Fernando Lee

Compartilhar esta notícia: