Logo BNCTV
Notícia

Forte Tempestade em Tubarão, SC.

Data: 17/10/2016 Autor: Fernando Lee

Maximiano e Antunes
Forte Tempestade em Tubarão, SC.

Domingo 16 de Outubro de 2016. O que parecia ser uma bela manhã com sol e céu azul transformou-se numa tarde de caos. Tudo começou às 15h45 (horário de verão) com uma tempestade formada e vinda do sul. Foi tudo muito rápido e o céu escureceu. Em seguida chuvas, raios e o que foi pior ainda; ventos arrasadores.

temp 2

tem 1

Toda a cidade de Tubarão foi afetada e cidades vizinhas como Capivari de Baixo onde postes foram quebrados e em Laguna com a  impressionante cena de uma carreta que foi virada pela força dos ventos quando passava pela ponte Anita Garibaldi.

temp 3

Em Tubarão inúmeros foram os estragos e relatos das pessoas espantadas e chocadas com tamanha destruição. Telhados inteiros foram arrancados, quebrados, portas de vidros grossas, árvores arrancadas e caindo em carros, casas e numa das pontes principais no centro, onde as imensas árvores foram jogadas, destruindo as proteções laterais e interrompendo o tráfego de veículos.

temp 5

temp 6

temp 7

O caos foi completo com a falta de energia até às 2h da madrugada. A Polícia Militar e a Guarda Municipal intensificaram as rondas para evitar saques a lojas e os vandalismos. Já o Corpo de Bombeiros não davam conta das inúmeras chamadas e atendimentos às ocorrências.

Os relatos de moradores também impressionam! Hélio dos Santos relatou ao nosso repórter Fernando Lee que o para brisas de seu carro foi quebrado pela ação do vento onde um pedaço de uma placa de propaganda atingiu em cheio. No veículo, ele, esposa e filhas, mas felizmente não se machucaram.

temp 9

O evento catastrófico afetou mais a cidade de Tubarão e os especialistas apontam para duas consequências: tsunami meteorológico ou uma micro-explosão o que é mais apontado como certo. Este fenômeno acontece onde num dia quente, os ventos aquecidos sobem e combinam nas elevações com ares menos quentes e tudo é muito rápido causando uma micro-explosão de ventos onde ultrapassam os 90 km/h.

tem 11

Muitos estragos, casas destruídas, praças e lojas arrebentadas, pessoas feridas. A notícia mais triste foi à morte de uma criança de sete anos no qual uma árvore caiu no veículo em que estavam trafegando no Bairro São João. Ela estava no banco de trás e lamentavelmente foi atingida fatalmente.

As autoridades locais estão trabalhando intensamente na recuperação e restabelecendo as normalidades na cidade em que tão cedo não esquecerá o Domingo trágico.

Compartilhar esta notícia: